Cultura Data-driven na Publicidade: como a análise de dados pode potencializar resultados

Um estudo desenvolvido pela Mckinsey, empresa de consultoria empresarial americana, prevê que a cultura data-driven será padrão das organizações até 2025. O termo data-driven é o método adotado por empresas que são orientadas a dados.

 

Aqui na Audi, por exemplo, já temos a cultura data-driven como parte essencial da nossa identidade, principalmente por reconhecer que os dados são um ativo valioso que permite entregar um serviço de qualidade aos nossos clientes.

 

Isso permite uma maior assertividade e decisões melhores, que otimizam as atividades laborais e, também, proporciona que os funcionários tenham mais tempo para se concentrar em suas habilidades humanas como inovação, colaboração e inovação.

 

A publicidade é a ferramenta fundamental que faz com que as empresas alcancem seus clientes e impulsionem suas vendas. Para que ela cumpra esse papel com maior eficiência, a publicidade demanda cada vez mais estratégia baseada em dados. 

 

Nesse cenário, a análise de dados surge para desempenhar um papel de grande importância, pois o monitoramento de métricas e dados relevantes possibilita que as organizações compreendam o comportamento do consumidor, personalizem suas mensagens e otimizem seus esforços de publicidade.

Cultura Data-driven na Publicidade

Neste artigo, vamos explorar a importância da análise de dados na publicidade e como ela pode potencializar os resultados alcançados.

 

Entendimento do público-alvo

“Quem é seu público alvo?

 – todo mundo” 

 

É possível, por meio da análise de dados, gerar insights valiosos sobre as características demográficas, interesses e comportamentos dos consumidores. É bem comum os gestores da empresa terem uma percepção X de quem é o seu público, mas nem sempre isso corresponde à realidade. Daí a importância de compreender seu público baseado em dados, focando no seu cliente ideal. Dessa forma, você direciona a sua abordagem ao sucesso. 

 

Personalização das mensagens

Ao coletar os dados do seu público, é possível personalizar a mensagem para diferentes segmentos. Afinal, é por meio de uma análise de dados que se obtém informações a respeito do comportamento de compra, histórico de interações e interesses do consumidor. 

 

São dados valiosos que, quando analisados, geram insights para construção de uma comunicação mais eficaz, fornecendo um panorama de quais consumidores estão mais propensos a serem impactados por anúncios atrativos que despertem sua atenção e interesse, levando-os a conversão. 

 

Claro que a comunicação data-driven pode ser utilizada de outras maneiras além da exibição de anúncios segmentados. Ao personalizar as mensagens, você permite uma maior lealdade e confiança por parte dos consumidores, por compreender suas preferências e oferecer soluções personalizadas.

 

Otimização de canais de comunicação

Compreender a eficiência dos canais de comunicação para seu público é fundamental para maximizar seus resultados. Ao coletar dados, é possível analisar os hábitos e comportamento dos consumidores; e, ao fazer essa leitura, observar com quais canais seu público mais interage, como aplicativos móveis, mídias sociais, mensagens de texto ou e-mails, entre outros. 

 

E, com base nisso, direcionar todo o esforço de publicidade para os canais mais relevantes e eficientes, adaptando formato e mensagem conforme as peculiaridades de cada um. Isso faz com que a relevância e o impacto das campanhas publicitárias sejam maximizados. 

 

Mensuração de resultados

É por meio da mensuração de resultados que é possível verificar a eficácia das campanhas e identificar os pontos de melhoria para, então, otimizar as estratégias de marketing. Cada cliente tem seus próprios KPIs (Key Performance Indicator), que são os indicadores-chave de performance, que são aquelas métricas que vão medir seus processos internos. 

 

Por meio da análise de dados, acompanha-se essas métricas-chave, como taxas de conversão, alcance e engajamento, para avaliar o desempenho de suas estratégias, sendo fundamental para tomada de decisão. 

 

Identificação de tendências

A identificação de tendência no processo de análise de dados é essencial para antecipar demandas futuras bem como buscar adaptar as estratégias de publicidade conforme a demanda. 

 

Por meio de uma leitura de dados, observa-se comportamentos e mudanças do mercado que podem acabar influenciando o sucesso de suas campanhas, como, por exemplo, ao notar que uma determinada tendência demonstra preocupação com sustentabilidade, as empresas podem usar essa informação para adaptar suas mensagens para destacar a temática de sustentabilidade em seus produtos e serviços. 

 

Redução de custos

A precisão da análise de dados possibilita alocar de forma mais eficiente o orçamento e reduzir os custos desnecessários, maximizando o retorno sobre o investimento.

 

Como dito nos tópicos anteriores, é por meio da análise baseada em dados que se evita selecionar canais de comunicação que não geram resultados significativos e, também, focar em campanhas genéricas, e sim em audiências-alvo e canais eficazes por meio de uma leitura dos dados demográficos, comportamento e hábitos de consumo. 

 

Além disso, com as otimizações de campanha em tempo real, é possível monitorar e ajustar as campanhas conforme aquilo que esteja funcionando ou não, evitando gastos excessivos. 

 

Melhoria contínua

Aliado a isso, é através da análise de dados que se obtém maiores resultados em publicidade. Ao coletar informações, as organizações podem realizar testes A/B, fazer experimentos com diferentes abordagens e ir ajustando as estratégias para obter um desempenho cada vez melhor. 

 

Assim, as decisões mais inteligentes e informadas são baseadas em dados. É a análise de dados que irá transformar as estratégias do seu negócio e impulsioná-las ao sucesso. 

 

Aqui na Audi, temos toda uma equipe imersa em uma cultura data-driven focada em propor soluções baseadas em dados para maximizar resultados. Conte com a gente!