11 estratégias de marketing que você precisa aplicar em 2024!

Recentemente, saiu um estudo sobre o cenário do marketing para o ano de 2024 que conta com cerca de 70 depoimentos de grandes nomes e especialistas do mercado, o marketing shots.

 

Baseado nesse documento (disponível totalmente gratuito!), trouxemos 11 principais estratégias de marketing que foram mencionadas e que você pode usar no seu planejamento estratégico. Bora vermos cada um dos pontos:

 

 1. A volta dos eventos presenciais como foco

 

E eu quero começar a lista com o que parece ir contra tudo o que vemos emergindo, principalmente com as Inteligências Artificiais modernizando tudo: a importância dos eventos presenciais!

Depois da pandemia, os eventos e feiras voltaram com força total, como se fosse um movimento de libertação do período em que todos nós ficamos enclausurados. É como se os eventos tivessem recebido uma força extra de comunidade e unissem ainda mais as pessoas por um propósito em comum, que é a marca.

Muitas empresas voltaram a colocar a participação em eventos no seu calendário anual como uma ação de humanização e criação do senso de comunidade para seu público.

 

2. A I.A. como grande aliada operacional

Nós vimos o boom do ano passado com o surgimento de novas Inteligências Artificiais. Foi um ano de grandes lançamentos e, agora, você precisa colocar a I.A. no seu processo, principalmente para otimização de tempo. 


Vou te trazer algumas das otimizações que o uso da I.A. pode ajudar no seu marketing:

 

  • Automatização de tarefas repetitivas: a I.A. automatiza tarefas manuais como criação de relatórios, agendamento de postagens e análise de dados, liberando tempo para atividades estratégicas e criativas.

 

  • Análise preditiva precisa: a I.A. prevê comportamentos e tendências, permitindo que você personalize campanhas, otimize investimentos e maximize o ROI.

 

  • Segmentação impecável do público-alvo: a I.A. identifica o público ideal para suas campanhas com base em dados, aumentando a conversão e o engajamento.

 

  • Mensagens personalizadas: a I.A. cria mensagens personalizadas para cada cliente, aumentando a relevância e a taxa de cliques.

 

  • Chatbots interativos: A I.A. fornece suporte 24/7 através de chatbots, respondendo perguntas e resolvendo problemas de forma instantânea.

 

  • Tomada de decisões data-driven: a IA fornece dados concretos para embasar decisões estratégicas, reduzindo riscos e aumentando a assertividade.

A Inteligência Artificial é uma aliada imbatível para o marketing!

 

3. Tomadas de decisões baseadas em KPIs

KPI (Key Performance Indicator)


Se você ainda não usa
KPI (Key Performance Indicator) para tomar decisões estratégicas na sua empresa, provavelmente você tem alguns gaps de resultados.

Mais do que nunca, a cultura data-driven (veja nosso artigo completo sobre) tem que fazer parte da sua organização para ter menos “achismo” e mais dados. Para isso, seu time precisa respirar métricas e dados e saber a importância disso em cada setor.

Aliás, KPI é tão importante que grandes empresas, como o Google, utilizam a metodologia ágil OKR, que é totalmente baseada em KPIs.

Separei um artigo supercompleto sobre a metodologia OKR aqui: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/beneficios-do-okr


4. Canais de engajamento para clientes e colaboradores

Você já ouviu falar sobre “criar advogados da marca”? Antigamente, pensávamos mais em criar defensores da nossa marca (lovers) para os clientes.

Agora, o termo Employee Advocacy está em alta e é sobre transformar também os colaboradores em defensores e produtores de conteúdo!

Lembra que eu falei sobre o senso de comunidade? É exatamente aqui que vamos ter estratégias de marketing para criar conexão e divulgação da empresa através de influenciadores apaixonados pela marca.

Newsletter, canal de transmissão no WhatsApp e Instagram, Podcasts, Stories… todos são canais que aproximam você dos advogados da sua marca.

 

5. SEO obrigatório nos conteúdos da sua empresa

E eu digo conteúdos, e não somente blog, porque o TikTok veio aí para mostrar o quanto as plataformas digitais estão se aprimorando em seus buscadores para melhorar a indicação de conteúdo e usabilidade dos usuários. Lembrando que o YouTube é outra plataforma otimizada para buscadores.

Agora, para seu site, o SEO é uma necessidade para aumentar a relevância e autoridade da empresa. Ainda mais que o ChatGPT vem pegando uma boa fatia do mercado em pesquisas, já que muitos usuários aproveitam a ferramenta para fazer suas buscas.

Então, ter seu conteúdo devidamente indexado nas plataformas digitais é uma obrigação, e não apenas mais um diferencial.

 

6.Usuários e colaboradores como influencers

Eu citei um pouco mais acima uma das estratégias de marketing, que é criar advogados da sua marca, tanto usuários como colaboradores. Agora, aqui, além de defensores, eles são incentivados a criar conteúdo da sua marca!

São conhecidos como UGC (User Generated Content) e EGC (Employee Generated Content), que atuam como microinfluencers.

Nós vimos um grande case de sucesso com a indústria farmacêutica Cimed, que bombou o lançamento do hidratante labial Carmed Fini com vários reviews do produto feitos por usuários. E esse conteúdo é tão natural e nativo das redes sociais que faz total sentido ter sucesso dentro de uma estratégia de marketing!

Ah, e também não é somente o colaborador, mas a própria liderança tem se transformado em criador de conteúdo. Isso aconteceu na própria Cimed, do Carmed Fini. Afinal, se o próprio dono não divulga sua marca, por que o usuário deveria confiar? É de se pensar…

 

7. Escuta ativa

Provavelmente, você conhece e já utilizou o NPS (Net Promoter Score) nas suas estratégias de vendas. Mas, aqui, vamos além de fazer uma pesquisa de satisfação: vamos ouvir ATIVAMENTE os usuários.

No entanto, isso precisa ser uma cultura dentro da empresa. Ouvir ativamente é pegar os detalhes passados pelos clientes em seus canais de atendimento. Sabe quem faz isso muito bem? A Disney! Todos os funcionários são orientados a ter uma escuta ativa, para prestar um atendimento excepcional e entregar muito mais, superando as expectativas dos clientes.

 

É ouvir aquela gravação do seu atendimento, é orientar o pessoal do balcão a perguntar como ele foi atendido, é ler os comentários dos clientes nas redes sociais.

Muitas vezes, quebramos a cabeça sobre quais decisões tomar e nem precisaríamos, porque nossos clientes podem estar falando abertamente o que querem. Só precisamos ouvir.

 

8. Branded content: o conteúdo sem interrupção

Você deve ter percebido que muitas das tendências e estratégias de marketing para este ano de 2024 têm relação com a naturalidade das coisas, seja usando conteúdo criado por colaborador, conteúdo criado por nano e microinfluenciadores, o usuário dando soluções para possíveis problemas etc.

E o branded content é, basicamente, o conteúdo orgânico da marca, sem parecer anúncio, sem interromper a usabilidade do seu cliente. Eu quero te deixar um perfil no TikTok de uma influencer que faz isso extremamente bem e naturalmente em suas #publis: é a Lara Santana (depois você vê os conteúdos produzidos e me fala o que achou, se é realmente natural).

Geralmente, quando a marca acerta nesse tipo de conteúdo, ele torna-se viral e ainda pode gerar premiações para a empresa, que foi o caso da campanha Retratos da Real Beleza, da Dove.

Agora, fica a provocação a você: como criar um conteúdo da marca sem parecer um anúncio?

 

9. Product Marketing e sua escada de valor

O setor de Product Marketing é uma das chaves que pode estar faltando no seu negócio, principalmente quando há gaps entre os setores de marketing e comercial. O Product Marketing vem para integrar o produto ao usuário, ao seu setor de marketing e muito, muito além da jornada do cliente.

Mas eu ainda quero trazer uma etapa anterior a essa inovação e expectativa do Product Marketing 2.4.

Quero saber se na sua empresa já existe a escada de valor. Porque toda essa engrenagem de vendas e marketing de produto se baseia em um caminho do cliente dentro da sua empresa, e ter esse caminho muito bem mapeado e traçado é o que mantém a escalabilidade da sua empresa lá em cima.

Escada de valor difundida por Russell Brunsson


10. Mídia paga e dados primários

Acima, eu comentei sobre Product Marketing ir além do funil de vendas. Na mídia paga, eu diria que é voltar à origem e sua base de “fazer o feijão com arroz bem feito”.

E o que seria isso? Trabalhar todas as etapas do usuário, principalmente o topo e meio de funil, com campanhas de awareness e engajamento, e não somente na captação de leads ou conversão.

Você pode até estar achando que não tem nenhuma estratégia nova nisso, mas a grande diferença é que, agora, seus anúncios precisarão criar uma audiência e dados primários para você ter uma base de leads qualificados, já que os dados de terceiros vindos de cookies de parceiros vão deixar de existir.

Aliás, além da mídia paga nessa captação de dados primários, você precisará ter outros canais fomentando sua base, onde um assinante de uma newsletter valerá muito mais que mil seguidores no Instagram.

 

11. O básico bem feito usando CRM

 

Eu até comentei sobre isso na parte das estratégias de mídias pagas, mas aqui eu quero dar mais ênfase à utilização obrigatória de CRM na sua empresa.

Provavelmente você já presenciou uma “briga” entre os setores de marketing e comercial sobre leads e vendas: “preciso de mais leads”, “mas vocês não estão atendendo os leads que já têm…”. 

Para evitar qualquer desgaste de energia e capital, a adoção de uma boa ferramenta de CRM é crucial para suas estratégias de marketing e vendas! Além de eliminar possíveis gaps de comunicação entre os setores, a empresa tem uma maior visibilidade da jornada do prospect.

Vou te falar algumas das imensas vantagens de trabalhar com CRM:

 

  • Visão completa do cliente: histórico de interações, compras, preferências e muito mais em um só lugar.

 

  • Comunicação personalizada: interações mais relevantes e assertivas em todos os canais.

 

  • Aumento da produtividade: automatize tarefas repetitivas e ganhe tempo para se dedicar a atividades estratégicas.

 

  • Melhoria na retenção de clientes: fidelize seus clientes e maximize seus resultados.

 

  • Aumento nas vendas: identifique oportunidades e maximize suas chances de fechar novos negócios.

 

  • Análises precisas: tome decisões estratégicas com base em dados concretos e relatórios detalhados.

Investir em CRM e unificar os setores de marketing e comercial são o básico mais bem feito que a sua empresa pode fazer a partir de hoje.

Inclusive, vou indicar uma ferramenta que usamos com nossos clientes: https://www.rdstation.com/produtos/crm/

 

 Bora de resumo?

  • Hoje, nós vimos 11 tendências e estratégias de marketing que estão sendo usadas pelos principais players do mercado, e vou deixar alguns pontos do que falamos:

    • A naturalidade é a base de tudo: seu cliente quer que suas ações de marketing sejam diversificadas e nativas, os colaboradores participando cada vez mais do conteúdo da marca, usuários fazendo parte da comunidade da sua empresa e querendo participar cada vez mais.

 

  • Indexação de todo conteúdo da empresa com base em SEO, seja nas redes sociais, site e blogs. Assim, você vai criar base de dados primários, para poder trabalhar a comunicação sem depender de dados de terceiros
  • Use CRM para acompanhar a escada de valor do seu produto, aumentando o LTV (Life Time Value) do seu cliente, além dos setores comercial e de marketing unificarem cada vez mais suas forças para gerar resultado.

 

  • Metodologias ágeis e I.A. vão otimizar a parte operacional da sua empresa, permitindo que seu time de marketing esteja à frente da parte tática, ganhando maior eficiência na parte operacional com essas ferramentas e processos.

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Até mais!