Facebook e Instagram: novidades para 2019
Facebook e Instagram: novidades para 2019
Grandes mudanças estão por vir no Facebook em 2019, com a empresa levantando a bandeira da comunidade e privacidade.
Além da nova missão, o Facebook anunciou, em seu evento F8, uma nova marca e um redesign completo da sua interface de aplicativo e web, junto com o novo Messenger, que promete ser mais leve e rápido com criptografia de ponta a ponta, assim como o Whatsapp, apresenta também a sua versão de aplicativo para desktop.
Confira as novidades e mudanças que estão para chegar no Facebook em 2019
Nova Missão: O futuro é privado!
Mark Zuckerberg abriu a conferência dando o tom do evento, ressaltando fortemente o foco no privacidade.
Com o crescimento constante do universo digital, mudando o tempo todo, Zuckerberg ressaltou “privacidade nos dá a liberdade de sermos nós mesmos”.
Estamos no meio de uma mudança na forma como interagimos online, explicou Zuckerberg. Antes, compartilhávamos on-line abertamente, com o objetivo de alcançar o máximo de pessoas, revelando mais sobre nós mesmos, mas agora, precisamos dessa sensação de intimidade mais do que nunca.
Hoje, a forma mais rápida que nos comunicamos é através de mensagens privadas, com pequenos grupos e Instagram Stories. Esse ano esperamos ter mais espaço para interações privadas, seja nas mensagens diretas ou nos Grupos do Facebook, com intensa criptografia de ponta a ponta, dessa forma nem mesmo o Facebook é capaz de ler as mensagens privadas.
Zuckerberg falou também sobre nossa segurança online. Para 2019, o Facebook garante que a segurança não está apenas no que eles dizem, mas também na forma como as publicações serão trabalhadas, com isso começaremos a ver mais comunicações e publicações com datas de expiração, assim como o Instagram Stories.
Outra novidade interessante é a possibilidade de se comunicar de forma privada com qualquer um de seus contatos, via qualquer plataforma do Facebook. Isso significa que poderemos enviar uma mensagem direta do Instagram para o Facebook Messenger de um amigo, ou publicar em Grupo do Facebook pelo Whatsapp!
Não há uma previsão de data oficial para esses recursos, mas Zuckerberg deixa claro que o objetivo é manter sempre em mente a privacidade e que veremos todas essas grandes mudanças ao decorrer desse ano!
Um novo Facebook: redesign completo de interface e logotipo!
As mudanças no visual do Facebook serão grandes!
A primeira grande mudança é o redesign completo do aplicativo, que hoje é predominantemente azul – em breve o logotipo azul também será atualizado para um acabamento mais elegante em branco, a barra azul que fica no topo da página também passará por uma reformulação.
Além disso, o novo design proporcionará um excelente aspecto ao aplicativo, com recursos otimizados para grupos e mensagens privadas.
Isso significa que as comunidades e páginas dos Grupos serão mais proeminentes no aplicativo, tornando mais fácil a experiência para publicar e engajar com outras pessoas da sua rede.
Para os negócios/empresas é uma grande novidade – embora isso possa impactar o envolvimento na Página da Empresa, ela abre a oportunidade de crescer organicamente e expandir o seu público através dos Grupos do Facebook.
De forma geral, podemos esperar um design muito mais limpo, com uma navegação mais simples, desde o feed até as mensagens privadas e grupos.
É o primeiro grande redesign do Facebook em cinco anos, embora não tenha sido anunciada uma data específica para a reformulação da versão web, o aplicativo para celular já está disponível em alguns dispositivos.
Facebook Messenger também ganhará atualização
Mais leve e mais rápido – esse é o foco da atualização para o novo aplicativo do Facebook Messenger.
Visualmente, podemos esperar que as Histórias do Facebook de nossos amigos sejam priorizadas, tornando-o um lugar para compartilhar publicações que expiram com o tempo, como por exemplo o recurso de “amigos próximos” do Instagram Stories, ou as mensagens diretas do Snapchat!
Além disso, outros recursos estão chegando ao aplicativo também – o Facebook está testando um recurso no qual você poderá assistir vídeos junto, ao mesmo tempo, com os seus amigos pelo aplicativo do Messenger.
Outra novidade é o aplicativo do Messenger para desktop, que permitirá que as pessoas enviem mensagens entre os vários aplicativos do Facebook, como o Instagram e o Whatsapp.
Isso pode ser um grande fator de mudanças para as mensagens privadas. Uma única plataforma para gerenciar todas as suas mensagens privadas, direto do seu computador.
Para milhões de empresas que utilizam o Facebook para engajar com o seu público e realizar suas vendas on-line, essas novidades são realmente muito significativas.
Em termos mais específicos, o novo aplicativo do Messenger promete ser 7x mais leve e 2x mais rápido do que outros aplicativos líderes de mensagens no mercado. Apelidado de “Lightspeed”, a nova versão do app terá um tamanho inferior a 30 MB, e seu tempo para abrir deve chegar a 1.3 segundos.
Com testes em andamento, o Facebook revelou que podemos esperar a nova versão do Messenger até o fim deste ano.
Mais foco em Grupos
Um outro grande foco do Facebook, discursado em sua conferência F8 deste ano, foi a “comunidade”. Zuckerberg deixou claro que o negócio vai se concentrar na construção de comunidades públicas e privadas.
Como Zuckerberg mencionou, nossas vidas digitais precisam de um espaço público e privado. Isso significa que os usuários estão se voltando para as comunidades fechadas para postar e compartilhar detalhes da sua vida, para um público que eles já saibam que se interessa pelo assunto.
Desde viagens, jogos, pais, jardinagem, as possibilidade dos tópicos para os Grupos são infinitas, e oferecem um ótimo e verdadeiro espaço para fazer negócios.
Além disso, fique atento às sugestões de Grupos, quando o Facebook te indicar um novo Grupo, ele será mais relevante para você, levando em consideração a forma em que você se envolve com o Facebook.
Da mesma forma, as empresas estão usando os Grupos para interagir com seus clientes e seguidores, oferecendo uma outra plataforma para engajar e comunicar em um espaço “semi-privado”.
Com isso em mente podemos esperar algumas mudanças sobre como os Grupos do Facebook serão apresentados, como os encontraremos e nos envolveremos.
Já existem milhões de Grupos ativos no Facebook, portanto, com o novo aplicativo, será mais fácil encontrá-los, através da aba dedicada a grupos, haverá um feed personalizado com todas as atualizações de seus Grupos em um único lugar.
Isso quer dizer que, finalmente, poderemos ver as publicações dos Grupos separados das publicações do feed de notícias. E com a nova capacidade de compartilhar facilmente as postagens com seus grupos públicos e privados, será muito mais fácil publicar e interagir.
Não há como negar que as novidades anunciadas pelo Facebook na F8, com maior privacidade e mais recursos para comunidades, são muito bem-vindas!
Para empresas, as mudanças oferecem uma enorme oportunidade de aumentar o seu público com grupos do Facebook e criar uma comunidade de seguidores engajados on-line.
O Facebook está oferecendo uma experiência on-line mais segura para todos, e com um design aprimorado e atualizado, com novos recursos, este ano pode dar o impulso que esperávamos para otimizar o engajamento e as conversas ativas on-line.
Instagram: novidades para 2019
As novidades também estão chegando para o Instagram: uma nova câmera para o Stories, perfil para criadores de conteúdo/influenciadores e sticker para doações.
Influenciadores poderão marcar produtos de marcas em seus posts, e também qualquer pessoa poderá criar o seu próprio filtro para rostos no Instagram.
No entanto, a maior novidade em 2019 é a remoção de uma das principais métricas de vaidade da plataforma: os likes.
É isso mesmo, o Instagram está testando esconder o número de curtidas das publicações para os seus seguidores, e superficialmente para você.
Confira as novidades para o Instagram anunciadas durante a conferência F8 este ano.
A nova câmera do Instagram
O primeiro novo recurso: renovação da câmera do aplicativo e um novo modo chamado “Create Mode”.
De acordo com Adam Mosseri, Head do Instagram, a nova câmera inclui uma interface semicircular para trocar facilmente entre os modos da câmera.
Por exemplo, quando você estiver no modo câmera, é só deslizar para a direita para acessar diferentes opções de captura, como o Boomerang, Superzoom etc. E se você deslizar para esquerda, encontra as ferramentas criativas, como as figurinhas, gifs, texto e por aí vai.
Chegando também ao modo criativo da câmera, será possível criar conteúdo sem necessariamente subir um vídeo ou uma foto antes, isso é ótimo principalmente caso você queira compartilhar uma enquete ou apenas um texto com os seus seguidores.
Arrecadação e Doação de dinheiro com a nova figurinha
O Instagram está lançando um novo sticker para doações através dos Stories, que permitirá às pessoas angariar fundos para organizações sem fins lucrativos dentro do aplicativo.
De acordo com Mosseri, para usar esse novo recurso basta abrir a câmera, capturar ou fazer escolher uma foto da galeria, clicar no ícone de figurinhas e selecionar o sticker de doações entre as opções.
É possível buscar as organizações por meio de uma lista, e assim customizar a sua campanha de doação como preferir.
Assim que estiver publicada, você pode acompanhar o quanto a sua campanha já arrecadou só deslizando para cima. De acordo com o Instagram, 100% do dinheiro arrecadado irá para a organização sem fins lucrativos que você está apoiando.
Creator Profile: perfil para criadores de conteúdo
Assim como os perfis comerciais, o perfil para criadores terão acesso a recursos exclusivos e análises mais aprofundadas, mas com algumas diferenças entre eles.
Por exemplo, o perfil de criador terá acesso aos Insights do Instagram, assim como o novo estúdio de criação do Instagram pelo computador, com diversas opções de dados e análises de métricas, incluindo os níveis de engajamento, os horários em que a o seu público está on-line, informações demográficas e mais.
Pela primeira vez (na história), os criadores/influenciadores também terão acesso aos dados dos novos seguidores e de quem deixou de seguir, o que permitirá identificar exatamente qual o conteúdo está dando mais resultado (ou não) com os fãs!
Adicionalmente, os criadores terão mais opções de filtros para as mensagens diretas, podendo escolher qual a prioridade de cada mensagem, seja de amigos ou marcas, ou até mesmo filtrar por relevância ou tempo para garantir que nenhum contato seja perdido.
O novo perfil de criador e influenciador também permitirá escolher qual a forma de contato preferido, seja por e-mail, sms, ligação ou mensagem direta.
Uma questão importante para observar é que o perfil de criador e influenciador não terá acesso ao API do Instagram, o que significa que não será possível utilizar ferramentas de agendamento de publicações ou extração de relatórios, mas com o novo estúdio de criação podemos imaginar que o recurso esteja disponível no computador.
Outro rumor é que possivelmente o perfil de criador será disponibilizado apenas para contas com mais de 10 mil seguidores, assim como já acontece com o recurso dos Stories “arraste para cima”.
Comprar produtos de marcas diretamente da publicação do influenciador
O Instagram já está testando uma nova forma de comprar de dentro do aplicativo, que permitirá qualquer artista, influenciador ou celebridade marcar um produto que eles estão usando, assim os seguidores poderão comprá-lo sem precisar sair do aplicativo.
Filtros para Instagram Stories: agora você pode criar o seu
Em breve você poderá criar o seu próprio filtro ou máscara para a câmera do Instagram Stories. O Facebook Spark AR Studio (software utilizado para criar as máscaras para os Stories) estára disponível para todas as pessoas, seja usuário de PC ou Mac.
Até agora, apenas designers e marcas podiam utilizar o recurso e criar os seus filtros personalizados, mas agora o Facebook abriu o Spark AR para mais plataformas e desenvolvedores, esperamos ver diversas marcas e negócios utilizando o recurso criativo no futuro.
De acordo com o Zuckerberg, no último ano, mais de 1 bilhão de pessoas utilizaram algum efeito do Spark AR nos aplicativos do Facebook, incluindo o Instagram e o Messenger.
Oficial: Instagram esconde o número de curtidas/likes
Em 2019, algumas imagens revelaram que o Instagram estava testando uma mudança que esconderia a contagem de likes nas publicações.
Um porta-voz do Instagram disse que ainda não testavam o recurso, mas que exploravam caminhos para reduzir a pressão, que é algo que estão pensando muito à respeito.
No entanto, alguns testes já estão acontecendo no Canadá.
De acordo com Adam Mosseri, a mudança faz parte do objetivo do Facebook em fazer das redes sociais um ambiente mais saudável.
“Queremos que as pessoas se preocupem menos sobre quantos likes eles ganharam no Instagram, e se preocupem em ter mais tempo para se conectar com as pessoas que realmente importam”, disse Mosseri.
Claramente, isso representa uma mudança expressiva no Instagram, mesmo não sendo uma métrica de sucesso, o número de likes tem sido um sinal de status na plataforma.
O esconder das curtidas vem basicamente para ajudar os usuários a serem mais autênticos em seus conteúdos.
Se o recurso for aplicado como o planejado, e for bem recebido pelo público, nunca mais veremos um ovo quebrando os recordes na internet, pelo menos não no Instagram.
UPDATE:
Dia 17 de Julho de 2019 o Instagram iniciou seus testes oficiais com a atualização no Brasil. Portanto, a visualização pública de likes já está escondida.
A mudança acabou gerando preocupação na comunidade de creators e influenciadores, assim como toda mudança. No entanto, uma boa parcela entendeu o intuito da atualização para evitar comparações e ter um ambiente mais saudável psicologicamente na plataforma.
As curtidas NÃO SUMIRAM!
Isso não impacta agências e influenciadores. Esse tipo de negociação não é baseada apenas em curtidas, as propostas envolvem o pedido dos analytics de cada conta.
As marcas, agências e influenciadores, poderão trocar informações normalmente sobre a taxa de engajamento, alcance e ressonância das contas de Instagram. Além disso, vale lembrar que o mais importante nesse tipo de ação é o influenciador ter fit com a essência de uma marca, e essa marca ter fit com a comunidade do influenciador.
Away Mode: Um jeito de dar um tempo e combater o bullying
O Facebook anunciou que está testando diversos recursos para combater o bullying – ou o cyber bullying – e assim como Adam Mosseri explicou, alguns desses novos recursos podem ficar só nos planos e nunca serem lançados, mas enfatizou que o Instagram se preocupa muito em liderar a luta contra o bullying on-line.
O primeiro recurso é o Away Mode, que permite que o usuário dê um tempo do Instagram, durante períodos delicados, como mudanças ou términos de relacionamentos.
Isso dará aos usuários uma chance de se afastar das atividades e notificações temporariamente, sem necessidade de deletar a sua conta.
Mosseri também falou sobre o novo recurso de “toque” para evitar o bullying antes mesmo que eles comece.
Como funciona o “Nudge” (Cutucada, toque): se o Instagram perceber que um usuário está para fazer um comentário negativo, o próprio aplicativo dará um “toque” no usuário, alertando-o antes que ele publique algo ofensivo.
O recurso não chega a censurar comentários negativos, mas, segundo Mosseri, o Instagram espera que o recurso dê a oportunidade para a pessoa parar e pensar sobre o que está postando.
Algumas novidades estão para chegar também ao Whatsapp como, por exemplo, o recurso de enviar pagamento dentro do aplicativo, recurso muito interessante principalmente para os negócios.
Essas são as principais novidades anunciadas durante a conferência F8 do Facebook. Caso você queira assistir a conferência por completo é só clicar aqui.
Conteúdo traduzido e adaptado do Later.com