E-Mail Marketing: 11 erros que prejudicam a sua estratégia

O e-mail marketing pode trazer bons resultados. É uma ferramenta essencial para se relacionar com os seus clientes e ajuda a garantir o retorno financeiro esperado.

 

Parece relativamente fácil, é uma ferramenta de baixo custo e tem um processo simples, mas muitas empresas ainda cometem alguns erros na hora de explorar o e-mail marketing.

 

É comum encontrar dicas que mostrem as boas práticas, ou pessoas que dizem qual é a melhor estratégia, mas antes de começar vamos te ajudar a entender o que não deve ser feito.

 

Por isso, criamos uma lista com os erros mais comuns nas estratégias de e-mail marketing que vemos por aí. Confira os 11 erros que prejudicam a sua estratégia.

 

 

1. Enviar e-mails sem permissão

 

É comum ter cadastros de clientes em algum sistema ou planilha do seu negócio e estreitar o relacionamento com essa base é fundamental.

 

No entanto, não devemos enviar e-mails sem uma autorização prévia. A dica para e-mail marketing é inserir no contrato de serviços, ou até mesmo perguntar no momento de fechar o negócio se o cliente deseja receber informações por e-mail (Opt-In).

 

Ainda assim, procure se apresentar em seu primeiro contato por e-mail, e sempre disponibilizar uma opção para que seu cliente descadastre-se da sua lista.

 

Só envie e-mails para quem quer recebê-los.

 

 

2. Não criar segmentações

 

Agora que você tem autorização para enviar e-mail marketing para seus clientes, é preciso dividi-los, afinal a mensagem funciona melhor com quem se interessa por ela, só assim a sua campanha terá sucesso.

 

Seja qual for o tipo de negócio, produtos ou serviços, procure segmentar o seu público-alvo, dividindo de acordo com os interesses, informações sobre o perfil e demografia. As opções de segmentações são infinitas.

 

Procure sempre atualizar as informações em seu cadastro e entender o perfil do seu público. Em uma segmentação você pode, por exemplo, disparar uma campanha só para quem é de determinada cidade, ou que só se interessa por um tipo de produto, sapatos, tecnologia, móveis etc. Segmente sempre!

 

 

3. Enviar conteúdo sem relevância

 

Estamos na era da informação, e qualquer minuto de atenção não pode ser desperdiçado, principalmente com conteúdo sem relevância, desinteressante.

 

Quando nos comunicamos com assuntos que são de interesse do público, criamos uma expectativa para os próximos. Dessa forma as suas campanhas de e-mail marketing ganham mais relevância, mais abertura e conversões.

 

É preciso conhecer o seu público e saber o que é interessante para ele. Se o seu público quer apenas informações sobre o seu negócio, dê isso a ele. Se ele quer ajuda, ofertas, descontos, entretenimento, forneça isso! É simples!

 

 

4. Formulários muito longos

 

O que você realmente precisa para se comunicar com seu cliente?

 

Para campanhas de e-mail marketing, nome e e-mail bastam. Por isso, crie formulários o mais simples possível, para cadastro rápido.

 

Deixe as informações mais detalhadas para outro momento do seu funil de vendas, assim você garante a taxa de adesão ao seu mailing.

 

Lembrando que esse é um formulário para e-mail marketing, que difere dos formulários específicos para landing pages e outras estratégias.

 

 

5. Não fazer testes A/B

 

Com os testes A/B você pode enviar o mesmo conteúdo de formas diferentes. Utilizar títulos diferentes, imagens diferentes, formatos, páginas, tudo para entender e analisar qual alternativa deu mais resultado. É a melhor forma para você pesquisar com a sua audiência o que dá certo.

 

Comece a fazer testes A/B no seu e-mail marketing agora, poupe dinheiro e tenha mais resultado.

 

 

6. Deixar de utilizar Call to Actions

 

Seja objetivo e óbvio. Mostre ao seu cliente o que você quer que ele faça depois de ler o seu e-mail marketing.

 

Quer que ele ligue, clique, acesse, compre? Chame-o para isso, “Call to Action” significa chamar para a ação. Use textos, botões, o que for.

 

Seja simples e claro, não faça com que seu cliente pense muito.

 

 

7. Páginas de destinos erradas

 

Você convida o seu cliente para fazer algo depois de ler o seu e-mail marketing e o que acontece?

 

Um erro muito recorrente é levar o usuário a uma página que não combina com a mensagem transmitida no e-mail.

 

Imagine só, um e-mail falando sobre um produto, com um botão “compre agora”. Seu cliente clica e vai para a página inicial do seu site. Você perde a conversão!

 

Se ele clicou no compre agora é porque ele quer ir diretamente para a página daquele produto, não faça o seu cliente procurar novamente pelo produto.

 

 

8. E-mails só de imagens

 

Um erro comum é enviar e-mail marketing só com imagem, ou até mesmo com uma imagem anexada ou incorporada.

 

A maioria dos e-mails são abertos em dispositivos móveis e, como padrão, os aplicativos de e-mails não carregam automaticamente as imagens.

 

Se a sua mensagem estiver somente na imagem, você perde a atenção.

 

Envie e-mail marketing construídos em html, com textos e imagens bem distribuídas, do contrário metade da sua lista não verá o seu e-mail.

 

 

9. Errar o Timing

 

Se o seu usuário se cadastrar hoje na sua newsletter e você esperar 1 mês para falar com ele, acha que ainda vai lembrar? Provavelmente não.

 

E-mails também não devem ser enviados a qualquer hora, é preciso entender o comportamento da sua audiência. Uma prática indicada é enviar e-mails entre terça-feira e quinta-feira, pois às sextas o usuário só pensa no fim de semana, e às segundas os e-mails do fim de semana estão acumulados. Disparar no início do dia também é recomendado.

 

Mantenha sempre uma periodicidade nos envios para não cair no esquecimento, mas nada de lotar a caixa de entrada.

 

 

10. Ignorar quem não quer receber

 

Se alguém pediu para não receber mais os seus e-mails, pare imediatamente. O envio de mensagens indesejadas fere o código do consumidor. Simples assim!

 

Ofereça também a opção, diretamente no e-mail, para a pessoa sair da sua lista de envios (Opt-out). Dê essa liberdade e espere que no futuro o usuário fale com você novamente. Evite ser denunciado por spam e entrar em uma blacklist.

 

Algumas ferramentas oferecem isso na gestão das suas campanhas de e-mail marketing, assim a pessoa sai do seu mailing automaticamente.

 

 

11. Comprar listas prontas de e-mails

 

Jamais, em hipótese alguma, compre listas de e-mails prontas com informações de pessoas que nunca tiveram contato com a sua empresa.

 

Os motivos são simples! Não há confiabilidade nos dados, na maioria das vezes comprando um mailing de 5.000 contatos, nem metade receberá o e-mail, pois são e-mails não verificados ou até mesmo falsos.

 

Outro motivo simples e importante. É crime! A multa pode passar dos milhões de reais. O caminho mais fácil não é o melhor caminho.

 


 

Essas são as nossas dicas para você, que já conversa com o seu público utilizando e-mail marketing, ou está pensando em começar.

 

DICA: se você tem uma planilha com vários contatos dos seus clientes, ainda é possível falar com eles de forma legal, que não seja intrusiva.

 

Além disso, você precisa garantir que todos e-mails são válidos, é preciso realizar um processo de higienização da base de contatos, para verificar se os e-mails existem ou se foram digitados corretamente.

 

Quer saber mais sobre como fazer a verificação dos e-mails dos seus clientes, é só falar com a gente que te mostramos o caminho!