15 tipos de conteúdo para o seu blog

Embora muitos se perguntem sobre a força da ferramenta, o blog é um canal muito importante de comunicação com cliente.

 

Nele você tem a possibilidade de fazer um conteúdo mais completo, além de ser a vitrine da sua marca. É no blog que você gera conteúdo de valor e mostra para o seu público o quanto você domina o assunto.

 

O blog é um dos pontos de partida para colocar sua estratégia de Marketing de Conteúdo em prática.

 

Mas antes de começar a escrever, sempre nos perguntamos: que tipo de post eu devo produzir para o meu blog? Quais são os formatos mais indicados? Quando e como utilizar imagens, áudio e vídeo em meu blog?

 

Separamos 15 tipos de conteúdos que você pode produzir para aproveitar ao máximo a ferramenta e gerar materiais relevantes para o seu público.

 

1. Posts baseados em dúvidas e problemas x solução

 

As dúvidas do seu público são poderosos insights para a criação de novos conteúdos.

 

A grande sacada desse tipo de conteúdo é que a produção dele vai além do que o que sua empresa pensa que seu público precisa. É sobre algo que a audiência realmente precisa.

 

Onde encontrar essas dúvidas e problemas?

  • Comentários nas redes sociais e no blog
  • Respostas de email
  • Pesquisas de opinião
  • Busca interna do seu site
  • Resultados do trend topics
  • Perguntando aos vendedores quais são as principais dúvidas que eles recebem

 

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Uma boa forma de fazer isso é criar posts que apresentem os erros e os problemas que seu público cometem/têm, e em seguida mostrar o que pode ser feito para melhorar a situação e as oportunidades que se escondem por trás daquele erro e/ou problema.

 

Esse tipo de conteúdo faz o seu leitor perceber três aspectos bem positivos:

 

  • Ele pode resolver muitos dos seus problemas sozinhos, apenas com sua orientação.
  • Você é uma autoridade no assunto, já que sabe falar com propriedade dos problemas e dar soluções.
  • Se ele não consegue resolver o problema dele sozinho, muito provavelmente você pode oferecer a solução que ele precisa.

 

2. Posts educativos

 

A missão é educar a audiência sobre o mercado em que o seu produto/serviço está inserido.

 

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Um exemplo é o post Como fazer Email Marketing da RD. O conteúdo tem dicas de boas práticas para o profissional de marketing criar suas campanhas com qualidade, independentemente se ele usa ou não o RD Station (que é uma ferramenta de automação de marketing).

 

A preocupação é, acima de tudo, educar – e não vender.

 

Pode ser que o profissional já utilize o produto e veja nessas dicas alguns insights para melhorar suas campanhas. Pode ser que ele use outra ferramenta, mas, ao aprender com a RD, troque no futuro. Ou pode ser que ele esteja começando a estudar E-mail Marketing e ainda não decidiu qual ferramenta usar.

 

3. Tutoriais ou passo a passo

 

A palavra-chave “Como fazer” foi uma das mais buscadas no Google em 2018, segundo o Google Trends, e a tendência é aumentar em 2019.

 

Então, se você precisa ensinar a sua audiência a realizar determinada ação de modo prático, um post tutorial ou passo a passo é uma boa pedida.

Isso pode ser uma receita culinária, um drink, uma ação no Photoshop etc.

 

Dica: quando for escrever o material, entenda que a pessoa está lendo o post e fazendo o que você está explicando ao mesmo tempo, por isso, seja didático. Pense na ordem lógica para passar o conteúdo e aproveite recursos como print screen,  imagens explicativas e textos claros. Facilite!

 

4. Guias

 

Guias são conteúdos completos e detalhados sobre determinado assunto.

É comum encontrarmos posts com títulos como “o guia definitivo”, “o guia completo”, “tudo o que você precisa saber sobre” e outras variações que mostram que se trata de um conteúdo completo.

 

Ao escrever um guia, lembre-se de que você está se comprometendo a produzir um conteúdo incrível e realmente relevante. Escolha um bom tema e quebre-o em diversas partes.

 

Uma forma simples de estruturar um bom guia é responder às seguintes perguntas:

 

  • O que é
  • Quando fazer
  • Por que fazer
  • Como fazer
  • Onde fazer

 

Este é um modelo bem básico e não é preciso que seja seguido em todas as ocasiões, mas pode servir de ponto de partida na hora de você estruturar um guia.

 

5. Listas

 

Todos adoram listas!

Listas são mais fáceis de ler, atiçam a curiosidade, simplificam coisas complexas e permite uma leitura escaneada, entre muitas outras vantagens.

 

Elas também são uma ótima forma de ajudar você a se organizar, ganhar produtividade e ter uma visão melhor do que precisa ser feito.

 

Por isso, os posts de lista costumam ter resultados muito bons, tanto em tráfego orgânico como em tráfego social.

 

6. Infográficos

 

Assim como as listas, o infográfico é um formato de conteúdo que costuma ter ótimos resultados.

 

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É uma forma de simplificar ideias longas em poucas palavras e com um apelo visual que costuma sempre funcionar.

 

Para dar corpo ao post, crie um texto de apoio para o infográfico. Coloque outras informações que não estão no infográfico ou crie um contexto para o leitor entender do que se trata e por que ele está consumindo esse material.

 

7. Glossários

 

Cada segmento de mercado possui suas próprias especificidades e, consequentemente, seu “idioma” próprio, como o “marketês”.

 

A dica é preparar um post em forma de glossário, com a definição de, pelo menos, os termos mais comuns do seu negócio.

 

Esse tipo de post, além de esclarecer muitos conceitos relacionados à sua empresa, pode ajudar o público a compreender o valor do seu negócio e aumentar a probabilidade de ele comprar com você.

 

8. Vídeos

 

Somos audiovisuais!

A produção de conteúdo em vídeo não é mais uma simples tendência para o futuro. É uma realidade já consolidada e com resultados comprovados.

 

Uma boa estratégia de vídeos pode aumentar a compreensão do público sobre o que você tem a oferecer em 74%, de acordo com a Video Brewery.

 

Para ter mais resultados e aproveitar mais este formado, grave um vídeo, hospede em algum canal (como o YouTube) e publique no seu blog com um texto base para agregar mais valor.

 

9. Pesquisas e notícias

 

Estatísticas, dados e notícias sobre seu mercado têm credibilidade e são ótimos para serem usados em conteúdo.

 

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No caso de pesquisas, os números comprovam de uma forma mais exata como está o mercado, quais segmentos estão ou não funcionando e dão poderosos insights de novas tendências.

 

Não é preciso que você realize a pesquisa (ainda que isso seja uma estratégia bem interessante). Você pode utilizar dados de fontes confiáveis e que seu mercado vê como referência.

 

No caso de notícias, elas possuem caráter imediatistas, então aproveite o timing para publicar o mais rápido possível.

 

Essa é uma excelente maneira de se relacionar com sua audiência e mostrar a ela que você está se atualizando e buscando sempre novidades sobre o mercado.

 

10. Experiências/aprendizados

 

Já pensou em transformar o que você faz no dia a dia em conteúdo para sua audiência?

 

Tudo o que você precisa é organizar sua experiência em determinado projeto ou assunto e começar a escrever.

 

Quando falamos sobre compartilhar os aprendizados, muitas empresas ainda resistem por pensarem que a publicação desse tipo de conteúdo é prejudicial para o próprio negócio.

 

Esse argumento não se sustenta no Inbound Marketing, pois se a sua empresa é boa e entrega bons serviços, publicar conteúdo de alta qualidade e “entregar” seu know-how oferece muito mais a ganhar do que a perder.

Para entender um pouco mais sobre Inbound Marketing sugerimos esse artigo: Introdução ao Inbound Marketing.

 

11. Entrevistas e dicas de experts

 

Há muitas especialistas de diversos assuntos, dentro e fora de sua empresa, que podem ter bons insights para compartilhar com sua audiência.

 

Por que não convidar esses profissionais para uma entrevista sobre algum assunto relacionado ao seu mercado?

 

Ao entrevistar nomes que são referência, você estará criando um conteúdo de qualidade e valor para o seu público.

 

Dica: Valorize o entrevistado. Faça com que ele se sinta importante na publicação. Crie um post muito bom sobre a entrevista para que ele compartilhe com seus seguidores e leve uma nova audiência para seu site.

 

12. Comparativos

 

Um dos conteúdos que mais influenciam na tomada de decisão são conteúdos comparativos e reviews.

 

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Ajudar o usuário a entender qual produto/serviço é melhor, analisando os prós e os contras de cada um, é muito valioso.

 

Isso pode valer tanto internamente, para seus produtos, como também para produtos de terceiros.

 

É um tipo de post muito comum em blogs do ramo imobiliário, automotivo, tecnologia etc.

 

Pode ser útil também para solucionar as dúvidas sobre os serviços ou produtos que são diferentes, mas que ainda causam confusão e dúvida. Como a diferença do produto A e do produto B.

 

Não precisa ser necessariamente um post com o intuito de mostrar quem é o vencedor das comparações. Pode ser para mostrar quais opções existem e para quais situações cada uma delas será melhor aproveitada.

 

14. Estudos de caso/cases

 

Uma forma de divulgar o seu trabalho e provar  o valor do seu produto/serviço é com os estudos de caso.

 

Eles têm uma grande credibilidade pois são focados na perspectiva do cliente. Não é sua empresa que está dizendo que seu serviço é bom, mas sim, quem o utiliza.

 

Além de mostrar um depoimento genuíno, os cases contam uma história e revelam como seus produtos são utilizados para superar desafios, alcançar objetivos e atingir resultados importantes com boas soluções.

 

São verdadeiras provas de sucesso.

 

Faça uma entrevista com um grande case seu e publique em seu blog. Esse é um conteúdo de meio/fundo de funil e que deve ajudar muito na tomada de decisão.

 

15. Posts Institucionais

 

Costumamos dizer que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia sobre os problemas e as necessidades de sua audiência e não sobre sua empresa.

Sendo assim, por que posts institucionais deveriam entrar no blog?

 

Porque é possível fazer Marketing de Conteúdo e falar também sobre sua empresa desde que o assunto seja relevante para seus clientes.

 

Isto pode ser, por exemplo, uma atualização importante no seu produto, uma mudança drástica na sua empresa (como o nome ou o posicionamento) ou uma comunicação que ajude ou inspire a pessoa em alguma esfera de seu negócio.

 

Está pronto para começar a produzir e bombar o seu blog?

 

Vale lembrar que, muito mais importante que o formato de post ideal, é o conteúdo de qualidade.

O formato vai atrair o seu público, mas é a qualidade do seu conteúdo, que vai agregar valor ao seu público e fidelizá-lo.

 

Então, mãos à obra!

 

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